Já que estamos em clima de Copa Mundial de Futebol, vamos falar de quê? Alguém arrisca? Claro. Filme de futebol.
São muitos os filmes com aquela jogada “que você respeita”, como, por exemplo: “Mean Machine” (2001), “The Football Factory” (2004) ou Violência Máxima (título em português), “Lições de um Sonho” (2011), “Linha de Passe” (2008), “A Outra Final” (2003), “O casamento de Romeu e Julieta” (2005), “Pelé Eterno” (2004), “Febre de Bola” (1997), “Boleiros – Era Uma Vez o Futebol” (1998), “Gol – O Sonho Impossível” (2006), “Maradona” (2008) e “Fuga para a Vitória” (1981), entre outros. De fato, o futebol não é só uma paixão nacional de nós brasileiros, mas uma paixão mundial e a Copa do Mundo é um evento que comprova isso. E cada vez mais a indústria cinematográfica vem investindo em filmes de futebol.
E esses filmes não são apenas filmes sobre campo de futebol e bola, mas sobretudo, sobre pessoas. É notório que muitos meninos e meninas crescem sonhando em ser jogador ou jogadora de futebol. Jogadora? Mulheres também gostam tanto de assistir quanto de jogar. E o cinema já percebeu isso. ”Driblando o Destino” é um filme de 2002, dirigido por Gurinder Chadha, e que conta a história de uma adolescente indiana chamada Jess. Ela vive na Inglaterra, é fã do jogador inglês David Beckham, e sonha em jogar futebol como ele, profissionalmente. Mas sua família, composta por indianos bastante tradicionais não querem que Jess siga esse caminho. O longa é um ótimo exemplo de como ela, indiana, venceu o tradicionalismo e o preconceito e lutou pelo seu sonho até ele tornar-se realidade, mesmo com muitos obstáculos pelo caminho.
”Gol – O Sonho Impossível” também é um desses filmes motivacionais. Ele conta a trajetória de um mexicano que vive em Los Angeles, nos EUA, trabalha como cozinheiro, mas seu grande sonho é ser um jogador de futebol profissional. E esse sonho parece torna-se realidade quando um olheiro promete conseguir um teste para ele em um clube inglês (Newcastle United). Este filme também passa lições poderosas sobre não desistir de um sonho frente as dificuldades e de como unir a diversão à profissão.
Já um filme futebolístico bastante peculiar é o já citado “Fuga para a Vitória”. O longa traz à telona uma partida de futebol entre jogadores da Alemanha e prisioneiros de guerra, com o objetivo de promover o Terceiro Reich (expressão nazista). Porém, a partida de futebol logo transforma-se em uma oportunidade para a equipe dos aliados fugirem da prisão. E o filme consegue também trazer algumas surpresas como Pelé, rei do futebol, e o ator Sylvester Stallone, que dão um show de bola para o telespectador. Assista e confira!
Enfim, assistir a filmes sobre esportes em geral é uma boa opção de lazer e também de desenvolvimento pessoal e emocional. Muitos filmes futebolísticos carregam mensagens poderosas de pessoas comuns que buscam alcançar propósitos extraordinários.
Espero ter feito um preaquecimento para os leitores, que poderão assistir alguns jogos da Copa do Mundo nas telonas, em Julho. E torcemos para que a taça venha para o Brasil, que haja muito fair play tanto da torcida quanto em campo. Olé!
Texto por Michele Souza
Gostou deste conteúdo?
Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site